sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Três coisas no Rio Grande do Sul: Vinhedos e paisagens..


A caminho de Garibaldi, o caipira aqui parou em um posto e perguntou ao frentista como fazer para chegar em algum vinhedo no município. O gaucho riu e disse que era só seguir a estrada mesmo... não deu outra: um vinhedo após o outro! rs... Listo aqui os que visitei.

Vinhedo Don Laurindo

Entrando na estrada que vai para o Vale dos Vinhedos, é impossível visitar todos, ao menos em um único dia. O primeiro que visitei foi indicação do Sr Alfredo, da Queijaria Valbrenta, que recomendou que primeiramente eu visitasse um vinhedo que fosse menor e familiar. Aconselhou-me o Don Laurindo.

Fui atendido pela Viviane e pelo Julio e tive uma aula sobre o processo de fabricação de vinhos e seus diferentes tipos e aromas.

Gostei muito dos vinhos. Acabei comprando um Assemblage de uvas Tannat, Merlot e Cabernet Sauvignon. Os grandes vinhedos são fantásticos, mas indo à esta região, não deixe de também visitar vinhedos menores. Você irá se surpreender.


Vinhedo Miolo

Foi muito bacana conhecer o vinhedo Miolo: um lugar muito bonito, com excelente estrutura e atendimento muito profissional.
Pude conhecer amostras de diferentes videiras, explicações muito práticas sobre cultivo, pragas e peculiaridades, além de visitar as caves de armazenamento e envelhecimento, que são galerias gigantescas no subsolo. 
Amostras de diferentes tipos de videiras
 Caves de armazenamento dos vinhos
 Caves de envelhecimento dos vinhos
Claro que, em cada vinhedo, a gente acaba por degustar distintos tipos de vinho. A degustação no vinhedo Miolo foi especial, com explicações detalhadas sobre cada tipo. Gostei especialmente do vinho "Castas Portuguesas", que pessoalmente nunca vi no sudeste. O passeio e degustação nesse vinhedo são fantásticos.

 Vinhedo Casa Valduga
Este é outro vinhedo que não pode deixar de ser visitado. Infelizmente cheguei no final da tarde e não consegui visitar todas as instalações. Contudo, só pela arquitetura, paisagem e vinhos disponíveis na loja vale muito a pena visitar. Provei o "Dueto" (Pinot noir e Shirraz) e acabei levando mais uma garrafa para casa...

Vinhedo Peterlongo
Esse vinhedo está localizado dentro da cidade de Garibaldi. É muito antigo e aconchegante. Dos vinhedos que visitei foi o que menos gostei do atendimento, talvez pelo maior foco dos atendentes nos grupos de turistas, deixando mais isolados visitantes fora desses grupos. De qualquer forma vale a pena visitar pela história e ambiente de um vinhedo tradicional e mais antigo.

Vista parcial do vinhedo da Peterlongo e da cidade de Garibaldi
Além desses vinhedos ainda existem milhares que eu não pude visitar. Sem dúvida alguma um passeio por essa região demandaria ao menos 5 dias...

Clique aqui e confira outras edições do "3 coisas, vários lugares"

4 comentários:

  1. Caro Raul,que bacana sua postagem!Imagina uma cozinheira apaixonada por vinhos que mora nessa região!Acho que cinco dias são pouquíssimos pra conhecer.Tem uma vinícola do lado da Miolo,chamada Lídio Carraro,que é um espetáculo,a casa é a sede da vinícola e você esbarra com os donos!E encantador e eles tem um vinho chamado Quorun que é um deleite absoluto!!!!!Mais sugestões só perguntar,pois moro nesse paraíso!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raul...que bacana teres passado por aqui! Moro em Bento Gonçalves e sei bem do que estás falando! Os vinhedos são muito bonitos e toda a região, por ser de colonização européia, tem um jeitinho assim...meio europeu! Aqui tem ainda muitas coisas maravilhosas para ver, mas tens que vir com tempo!E os vinhos são excelentes!Abçs.

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas