terça-feira, 28 de setembro de 2010

Taça de morango com chocolate da Jú

Ju Curi

Ingredientes:

2 caixas de morangos
200g de chocolate ao leite
1 e 1/2 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
1 colher das de sopa de gelatina em pó incolor
1/2 chávena de açúcar cristal
1 colher das de sobremesa de essência de baunilha

Preparo:

Calda

Coloque em uma panela o açúcar e meia caixa de morangos lavados e picados, a baunilha, e água o suficiente para cobrir um dedo acima dos morangos e deixe cozinhar em fogo baixo, até formar uma geléia com a calda em fio. Deixe esfriar na geladeira.

Mousse

Bata no liquidificador uma caixa e meia de morangos, uma lata de creme de leite, uma lata de leite condensado e a gelatina.

Base

Derreta o chocolate em uma panela, em fogo baixo, e adicione 1/2 lata de creme de leite. Desligue o fogo e misture.

Forre as taças com a base de chocolate, despeje a mousse, e leve à geladeira por uma ou duas horas, até a mousse ficar firme e a calda esfriar.

Coloque a calda por cima da mousse, e sirva. Bom apetite.

domingo, 26 de setembro de 2010

Medalhão de filé com molho de vinho e purê de mandioquinha

Leandra Carneiro

Minha irmã mais querida, Leandra, esteve aqui nesse final de semana, nos honrando com sua incrível e talentosa presença, e preparou um almoço muito gostoso que compartilho com vocês!

Ingredientes:

Medalhão de filé mignon, 6 unidades
Vinho tinto seco, 2 taças grandes
Vinagre balsâmico, 2 colheres de sopa
Mostarda dijon, 2 colheres de sopa
Farinha de trigo, 1 colher de sopa
Alecrim
Alho, 2 dentes amassados
Sal a gosto
Manteiga
Azeite

Purê

Mandioquinha
Manteiga
Leite
Queijo ralado

Preparo:

Tempere os medalhões com a mostarda, vinagre, alho, alecrim e um pouquinho de sal e deixe por 1 hora. Enqunato isso cozinhe a mandioquinha e amasse (ou esprema).

Coloque a manteiga na panela, com um filete de azeite para não queimar e coloque os medalhões. Depois de dourarem de ambos os lados, coloque o vinho e deixe reduzir.

Por fim, misture a farinha de trigo em um pouco do caldo, ou em cerca de 50 ml de leite e adicone, sempre misturando levemente. Acerte o sal.

Faça o purê com o queijo ralado e deixe a consistência do seu agrado com o leite. Bom apetite!


Coxinhas balsâmicas

Nelson Curi

Ingredientes:

1 kg de coxinhas da asa de frango
1 colher das de sopa de massa de alho e sal
1 colher das de café de chili ou outra pimenta seca
1 colher das de café de páprica doce
1 colher das de sopa de azeite
1 chávena de vinagre balsâmico
1/2 chávena de açúcar mascavo
200 g de dentes de alho descascados

Preparo:

Tempere as coxinhas com a massa de alho, o chili e a páprica em uma assadeira.

Coloque o azeite por cima e asse a 200-250°C por uma hora, ou até as coxinhas ficarem bem douradas e crocantes.

Em uma panela, coloque os dentes de alho e cubra com água. Deixe ferver por 10 minutos para diminuir o gosto forte.

Retire a água e coloque o vinagre balsâmico e o açúcar mascavo. Deixe cozinhar em fogo baixo, misturando de vez em quando, até formar uma calda espessa e brilhante, e o alho ficar bem cozido.

Sirva as coxinhas com o molho e os dentes de alho.

Cai bem como petisco ou acompanhado de arroz (ou outras guarnições) e saladas. Bom apetite.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Assistência psicológica melhora gestação de soropositivas

Matéria publicada no Jornal da USP em 23/09/2010



Gestantes portadoras do vírus HIV podem ter uma gravidez de maior qualidade se tiverem, além de um pré natal adequado, um espaço durante a gestação para falar de suas angústias e sentimentos. O estudo A vivência da maternidade: um estudo com gestantes portadoras do HIV, apresentado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, também concluiu que essas mães precisam de assistência psicológica diferenciada, bem como de um espaço para realizar discussões sobre o planejamento familiar e a educação sexual.

A pesquisa objetivou saber como as gestantes entendem a maternidade no contexto da doença e qual é o impacto desta em suas vidas. “Por meio de entrevistas, as gestantes entrevistadas davam sua impressão sobre como percebiam a gravidez, como se percebiam enquanto mulheres e como encaravam o tratamento durante o pré natal”, declara a psicóloga Luciana Trindade Valente Carneiro, autora do estudo.

A partir dessas declarações foi constatado que durante a gravidez os problemas mais comuns se referem a questões emocionais e não clínicas, uma vez que o pré natal é realizado em um ambulatório diferenciado. Luciana explica: “Há muita insegurança por partes dessas mulheres em relação ao futuro, ou seja, se o bebê nascerá saudável ou a dúvida se na medida em que as crianças crescerem elas estarão presentes. Já em relação ao quadro clínico, todas se sentiram muito seguras ao realizar o pré natal dentro do ambulatório.”

O Ambulatório de Moléstias Infecto Contagiosas em Ginecologia e Obstetrícia (AMIGO), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), local onde foi realizada a pesquisa, é referência na área. “Ali o trabalho realizado é de vanguarda e já conta com uma equipe multiprofissional o que justifica a sensação de segurança dessas gestantes em relação à saúde física”, ressalta Luciana. “Mas, nem sempre é assim. A realidade no Brasil é diferente. Daí a necessidade de haver um trabalho multiprofissional, no qual junto com os médicos atuem psicólogos, assistentes sociais e outros técnicos. O lado psicossocial dos usuários deve ser trabalhado”, acrescenta a pesquisadora.

É neste âmbito que foi criado, no período da pesquisa, o “Grupo de Sala de Espera”, no qual as gestantes do AMIGO, enquanto esperavam por sua consulta, podiam conversar e compartilhar com outras na mesma situação seus temores e ansiedades durante o pré natal. Esse grupo sempre foi acompanhado por um psicólogo. “Ali elas podiam falar das ansiedades e dos temores que vivenciavam durante a gravidez, como o medo do parto. Este espaço de conversa qualifica a assistência”, assinala Luciana.

Tratamento
O estudo constatou que a maioria das gestantes aderia ao tratamento durante a gestação por medo da possibilidade da transmissão vertical do HIV ao bebê, pensando sempre no bem-estar do filho e não no bem-estar próprio. Tal fator não é positivo, pois pode significar que após a gravidez a mulher interromperá a medicação. “Isso é ruim porque mesmo após o parto elas devem se tratar para que os sintomas da doença não se efetivem.”

A proposta é que haja um tratamento e acompanhamento permanentes. “A mulher deve se cuidar e não só do filho”, afirma Luciana. “Com um trabalho integrado você pode, não só incentivar o tratamento correto, mas também minimizar questões psicológicas e emocionais , tão comuns em gestantes soropositivas”, conclui.

A dissertação foi orientada pelo professor Marco Antonio de Castro Figueiredo, do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP.

Mais informações: email lucianavalente@hotmail.com, com Luciana Trindade Valente Carneiro

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Atum na crosta de gergelim com risoto de alho e queijo

Nelson Curi


Ingredientes

4 pedaços de atum fresco
1 e 1/2 xícara de shoyu
1 colher de óleo de gergelim
1 xícara de gergelim preto e branco torrados
1 xícara de arroz arbóreo
1 tablete ou sachê de caldo de legumes
1 xícara de vinho branco seco
2 colheres das de sopa de manteiga
2 colheres das de sopa de azeite
5 dentes de alho picados
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 pitada de salsinha desidratada
1 maço de ervas frescas (manjericão, alecrim, salsinha)
1 cebola picada

Preparo

Faça o caldo fervendo um litro de água em fogo baixo, com o caldo de legumes, algumas cascas de cebola e alho e as ervas frescas.

Em outra panela, doure a cebola e o alho com uma colher de manteiga e uma de azeite, e adicione o arroz, refogando até estalar.

Adicione o vinho e mexa até secar, em fogo baixo ou médio. Vá juntando o caldo aos poucos e deixando secar, sempre mexendo, até o arroz ficar ‘al dente’. Desligue o fogo, adicione a manteiga e o azeite restantes, o queijo, mexa bem e deixe repousar por 15 minutos. Prove e corrija o sal, se necessário.

Mergulhe os pedaços de atum em um recipiente com o shoyu e o óleo de gergelim, deixe por 5 a 10 minutos. Passeo-os passe sobre o gergelim torrado, virando para cobrir todos os lados e pressionando levemente para que o gergelim grude na carne.

Doure os pedaços em uma frigideira de fundo grosso com azeite, rapidamente, virando para que o interior fique ainda vermelho.

Sirva com o risoto, uma pitada de salsinha desidratada, uma salada. Bom apetite!

O voto dos insensatos, por Angeli


domingo, 19 de setembro de 2010

Frango na cerveja

Raul Carneiro
Clique sobre a imagem para ampliar
Essa receita fez parte de muitos cardápios dominicais enquanto morei em Belo Horizonte. Muito fácil e saborosa.

Ingredientes:

08 sobrecoxas de frango
01 lata de cerveja preta
Bacon em fatias
Alho, sal e cebola

Clique sobre a imagem para ampliar

Preparo

Retire a pele e a gordura do frango e disponha as sobrecoxas em um refratário.

Em um liquidificador, bata uma cebola, alho e sal a gosto e a cerveja. Regue as sobrecoxas com a mistura.

Coloque uma a duas fatias de bacon sobre cada sobrecoxa e leve ao forno a 200 graus por 30 minutos.

Obs: Se você se interessou pelos bolinhos de espinafre, clique aqui e confira a receita. Bom apetite!

Clique sobre a imagem para ampliar

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas